terça-feira, 18 de novembro de 2008

Os dias da semana...


Em mais uma das nossas reuniões de amigos no sábado passado, que já vem sendo habitual,aonde tudo foi tema de discussão agradável e muito saudável...com um bom vinho acompanhar,o nosso amigo Carlos dizia a determinado momento,que detestava o primeiro dia da semana segunda-feira,dia de trabalho claro.
Apeteceu-me implicar com ele...e disse-lhe que ele então não gostava do domingo!
-Não da segunda-feira é que eu não gosto João,compreendes?
Ainda tentei esclarecer...mas o carlos já estava noutra onda.
Por sugestão do Adelino e como sabemos que ele ás vezes lê o nosso blogue,aqui vai para ele e eventualmente alguns leitores interessados,uma curta explicação.
Amigo Carlos,por quem eu tenho uma grande consideração e amizade,aqui vai: Um dos vestígios mais curiosos e duradouros deixados pela época germânica a quando das invasões bárbaras nos séculos quinto e sexto,é a desigação dos dias da semana.
Os romanos adoptaram a nomenclatura astronómica introduzida pelos Caldeus (Solis dies,Lunae dies,Marti dies,Mercurii dies,Jovis dies,Veneris dies,Saturni dies,isto é,dias do Sol,da Lua,de Marte,de Mercúrio,de Júpiter,de Vénus e de Saturno ).
Ora estas designações aplicavam-se a divindades pagãs,o que levava os cristãos a preferirem indicar os dias pela sua posição em relação ao sábado: prima,secunda,tertia,tertia,etc..
Após a difusão do cristianismo,a prima foi consagrado o dia do Senhor(die dominica,domingo)mas manteve-se a ordem a partir de segunda-feira.
É o português o único idioma em que este sistema vingou.
Enquanto em todas as outras línguas românicas perdurou a nomenclatura astronómica,que passou também às línguas germânicas.
Até ao próximo sábado na tua casa,como ficou combinado...um abração.
.(em "sábado á noite").




Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...