terça-feira, 24 de novembro de 2009

JUKEBOX...125 ANOS

No dia 22 de Novembro de 1889,aparecia nos Estados Unidos da América o primeiro Jukebox ainda no seu estado primitivo.
Foi instalado pela primeira vez no Salão do Palácio Real de São Fransisco por Louis Glass,no começo estes aparelhos de música só conseguiam fazer a leitura de uma única música gravada num cilindro,música essa que não excedia os 2 minutos.
Mais tarde com o passar dos anos, em 1910 com o aparecimento dos discos de 45 rotações e até aos finais dos anos 70, o jukebox era uma das peças indispensáveis nos cafés,boates,restaurantes salões de festas etc,etc .
O cliente tinha então uma variada escolha de músicas,( mais de 100) onde teria simplesmente que inserir uma moedinha ( no meu tempo era uma de cinco tostões )na ranhura existente,depois no teclado premia o número que conrrespondia ao disco que queria ouvir...era uma alegria para a malta.
Ai que saudades, em 1973 frequentava eu a Escola Industrial e Comercial da Figueira da Foz e tinha o hábito com alguns colegas de turma de ir ali ao café ao lado da escola curtir umas músicas,quando tinha-mos um feriado ou então iamos ao meio-dia depois do almoço.
Também se proporcionava por vezes levar-mos as namoradas,ainda me lembro que costumava escolher quase sempre o "all my loving" dos Beatles,enquanto que a bela amada,paixão dos meus 15 anos escolhia,escolhia...desculpem só me lembro do título e que eu também gostava de ouvir e que era "Porque chora a tarde..."de um cantor brasileiro,que não me recordo agora o nome.Essa melodia e a nossa adolescência fogosa e carente talvez de uma certa liberdade, levavam-nos a cometer alguns excessos,que eram repreendidos prontamente pela senhora Anita e o marido,os donos do café.
Foi portanto há 125 anos que o nosso velho jukebox começou a dar música ao mundo,muito diferente daquela que os nossos políticos nos dão hoje...
(em"JUKEBOX...125 ANOS")

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...